PSICOTERAPIA

O que é, como é e como funciona a psicoterapia

Psicoterapia Dr. Ramin Castro - Porto Alegre

Psicoterapia é uma terapia através da fala. Usualmente o terapeuta e a pessoa que o procura sentam-se frente a frente, num ambiente livre de interferências de fora que possam atrapalhar o diálogo.

 

A pessoa começa a falar o que a fez procurar atendimento e o terapeuta a ouve com atenção. No começo pode haver certo constrangimento e vergonha, e o indivíduo exigir que o terapeuta lhe responda prontamente. Porém, somente após conhecer bem o outro e o que se passa com ele é que o terapeuta pode melhor ajudar.

 

Depois de um a três encontros tenta-se chegar aos objetivos e às estratégias de ajuda. Decide-se, então, com que frequência a dupla se encontrará: se semanalmente, duas ou até mais vezes na semana.

 

À medida que o tratamento progride, a pessoa pode passar por momentos de mais e menos ansiedade. Isso é normal e decorre de movimentos inconscientes. Se a pessoa tolerar essa ansiedade e seguir se tratando, progressivamente mudanças vão ocorrendo, especialmente na maneira como o indivíduo percebe a si e aos que o rodeiam, diminuindo sintomas ansiosos e depressivos.

 

Uma vez atingidos os objetivos do início do tratamento pode haver o término da terapia.

 

A psicoterapia funciona porque modifica padrões inconscientes do indivíduo, ou seja, sua maneira de se relacionar consigo, com os outros e com as diversas situações da vida. Um maior conhecimento de si possibilita usar todas as energias com maior liberdade e menos medo.

 

Existem estudos que mostram mudanças no cérebro após um tratamento psicoterápico, o que reforça a capacidade terapêutica do método.